TELEFONE

71 3342.4977

Inteligência artificial e robôs entram no radar do Canal Indireto

O setor atacadista distribuidor aponta para três tendências nos próximos anos. Todas estão voltadas para a área tecnológica, que já impacta diversos setores da economia. Sâo elas: inteligência artificial, uso de robôs e a retail media. E os pequenos varejistas também devem estar atentos.

O consultor da BRT-Varese e coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação da ABAD, Eduardo Terra, explicou, em reportagem do portal Distribuição, que, no caso da inteligência artificial, as suas aplicações passam por precificação, expansão, atendimento ao consumidor, sortimento, promoções, CRM, mídia e locação de times. Mas, segundo ele, seu uso exige novas competências, como possuir imaginação e criatividade, expressão, repertório e capacidade de fazer perguntas, acrescentou o consultor.

A economia global, segundo Terra, vê a automatização tomar conta de diversos processos através da utilização de bots, robôs, câmeras e drones. Outro ponto importante é que em dez anos robôs podem ser utilizados na armazenagem, reposição, controle de planograma, picking, limpeza, segurança e concierge.

Outro ponto citado pelo consultor no mercado de varejo, especificamente, é uma mudança na jornada de compras. “Estamos chamando de retail media, outra tendência para ficar de olho. É usar o ponto de venda, o e-commerce e a base de clientes junto a indústria para transformar essas três ações em mídia, tendência em prática nos Estado Unidos e já chegando no Brasil. Algumas empresas brasileiras já possuem esse departamento. Uma evolução do trade marketing”, informou.

ASCOM/Asdab