TELEFONE

71 3342.4977

ASDAB

Criada em 26 de Janeiro de 1992, a ASDAB Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia surgiu com o objetivo de organizar demandas e promover o desenvolvimento sustentável da Cadeia de Distribuição e Abastecimento, no âmbito do Canal Indireto.

Ao longo dos seus 30 anos, a ASDAB ganhou força com a credibilidade e apoio de seus associados e cresceu em relevância ao dialogar com o Governo. Entre as entidades que representam o setor atacadista distribuidor no país, a ASDAB figura hoje como uma das mais atuantes em articulação com o Poder Público.

Um dos campos em que a ASDAB mais avançou, foi a representatividade. Hoje a entidade é reconhecida por seus associados que atestam a firmeza com que defende os interesses da categoria e também pelo mercado e o Governo com quem dialoga buscando assegurar a competitividade, garantindo o “Direito do Baiano Vender na Bahia”.

O mercado baiano encontra-se como 4o colocado no cenário do Canal de Abastecimento e Distribuição de gêneros alimentícios do Brasil.

Em parceria com o SINDATACADO Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores de Gêneros Alimentícios do Estado da Bahia, representam mais de 5 mil empresas, atendemos mais de 70 mil PDV (pontos de Vendas) e geramos mais de 500 mil empregos diretos.

Mais do que vender, o Agente de Distribuição e Abastecimento prestam um “serviço social” e empresarial, uma vez que transferimos tecnologia, capacitamos o micro, pequeno e médio varejo, em todo estado da Bahia.

PRINCIPAIS OBJETIVOS

DADOS DO SETOR NA BAHIA

5 mil empresas representadas

500 mil empregos diretos e indiretos

R$ 120 bilhões de faturamento

4º maior mercado do Brasil

70 mil PDV (Pontos de Vendas)

visão

Ser reconhecida no Estado da Bahia e no Brasil, como a entidade de classe com maior influência na Cadeia de Distribuição e Abastecimento.

“Uma visão de futuro nada mais é do que o resultado de sonhos postos em ação”.

missão

Promover o associativismo e cooperativismo, contribuindo para o desenvolvimento da Cadeia de Distribuição e Abastecimento, no âmbito do Canal Indireto, garantindo o “Direito dos Baianos de Vender na Bahia” de maneira contínua e sustentável, respeitando a livre concorrência.

“Educação para a vida, pelo trabalho, para valores e limites”.

PREMISSAS

INSTITUCIONAIS

• Praticar a Governança Participativa consciente, com o envolvimento dos Órgãos Públicos, Sociedade Civil Organizada (Entidades de Classe) e Empresários, pautando-se na sinergia das ações;

• Praticar o jogo do Ganha-Ganha, único caminho do Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade;

• Atuar sinergicamente com a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados e o SINDATACADO, nas atividades e programas de desenvolvimento e geração do conhecimento e inovação (P&D&I), voltados para o segmento da Cadeia de Abastecimento. 

  

ASSOCIATIVISTAS E COOPERATIVISTAS – EMPRESARIAIS

• Adesão voluntária e livre – organizações abertas, sem discriminação social, sexo, raça, política ou religião;

• Gestão democrática pelos membros – controle democrático, com direito de votar e ser votado, respeitando as determinações do Estatuto Social;

• Autonomia e independência – gestão democrática, autonomia administrativa, financeira e política;

• Educação, formação e informação – promover a educação, formação dos eleitos, integrantes, membros e informação ao público em geral, particularmente aos jovens e líderes, sobre as vantagens da associação e do sindicato;

• Intercooperação – trabalhar em conjunto, utilizando estruturas locais, regionais ou internacionais, dando força ao movimento associativista e cooperativista;

• Interesse pela comunidade – trabalhar para o desenvolvimento sustentável da comunidade, utilizando políticas aprovadas pelos membros;

• Responsabilidade Socioambiental – conscientizar e envolver os associados para que possam se tornar os agentes básicos e beneficiários dos Serviços Ambientais, visando o equilíbrio dos Fluxos de Vida.

NÚCLEO DIRETÓRIO

Presidente

Roberto Spanholi

1° Presidente

Hélio Ferreira

2° Presidente

Maurício Nogueira

Diretoria

Cassio Magno Souza Santos

Helder Morais Lima

Israel Joaquim de Andrade Jr

Jorge Raimundo Lins Netto

Jorvan Pereira Andrade

Fernando Antonio Lins Neto

Lauro Alves Moreira

Marcos Aurelio Anjos Almeida

Marcos Silva Gordilho

Tiago Carneiro de Almeida

Diretores Regionais

Leonardo Viana Régis (Metropolitana)

Adriano Matos Souza (Recôncavo)

Samarone Moraes Freire da Silva (Norte)

Aldo Sena Macedo e Silva (Leste)

Sinval Oliveira do Nascimento (Oeste)

Anizio José dos Santos Nogueira (Sul)

Marcelo Brito Moreira (Sudoeste)

Conselho Fiscal

Presidente

Antonio Alves Cabral Filho

 

Membros Efetivos

Marcelo Valadares

Victor Ramon Silva do Nascimento

 

Membros Suplentes

Antonio Fernando Ribeiro de Almeida

Maria Eliana Souza dos Santos

Wellenilson Leão Sampaio

Núcleo de Gestão

Emerson Carvalho

Diretor Executivo

emersoncarvalho@asdab.com.br

Tel.: (71) 99177-6904

Rogério Almeida

Gerente Adm/Financeiro

asdab@asdab.com.br

Tel.: (71) 98366-2025

Pedro Carvalho

Assessor de Comunicação/Mkt

comunicacao@asdab.com.br

Tel.: (71) 3342-4977

PRINCIPAIS CONQUISTAS

7%

para os produtos de toda linha de higiene e limpeza.

Redução de

38% para 12%

para os produtos de toda linha de limpeza e higiene.

estado do país com maior faturamento no setor. Mais de 4% do faturamento total da categoria no Brasil.

Uma das mais célebres conquistas da entidade foi o Termo de Acordo (Decreto 7.799/2000), garantindo aos atacadistas e distribuidores, benefícios fiscais que se tornaram fundamentais para a competitividade do setor no estado. Entre outras tantas e bem-sucedidas intervenções da ASDAB, pode-se destacar:

Glosa de Crédito - que neutraliza os incentivos fiscais dos estados de fronteira, conquistada em novembro de 2012;

Inclusão do CPF no cupom fiscal - para empresas que comercializam simultaneamente nos regimes de atacado e varejo.

Queda do Regime de Substituição Tributária de 7% para os produtos de toda linha de higiene e limpeza, aplicando a toda categoria os termos do Decreto 7.799/2000.

Negociação com a Secretaria Municipal de Transportes de Salvador acerca da Lei de Carga e Descarga, através de ação judicial movida pela entidade contra os abusos da cobrança de IPTU em Salvador e da Taxa de Incêndio em municípios onde existem brigadas de Bombeiros.

A retirada da categoria de candies e de leite em pó do regime de Substituição Tributária,Redução da Base de Cálculo - de 38% para 12% - na categoria de vinhos nacionais e equiparação, aos distribuidores farmacêuticos, da carga tributária incidente sobre a categoria de higiene pessoal.

Dados da última edição do Ranking ABAD/Nielsen apontam que os resultados do setor atacadista distribuidor na Bahia são destaque até mesmo nacionalmente. O estado é o sexto do país com maior faturamento no setor, representando mais de 4% do faturamento total da categoria no Brasil.