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Faturamento do atacado distribuidor cresceu 19,1% em novembro

O faturamento do setor atacadista distribuidor apresentou crescimento de 19,1% em novembro na comparação com o mês de outubro de 2023. Os dados são do Termômetro ABAD NielsenIQ, que aponta a média do desempenho do setor atacadista distribuidor em relação ao faturamento. No acumulado do ano (janeiro a novembro), o setor cresceu 14% em relação ao mesmo período de 2022. Na comparação com o mês de novembro de 2022, a alta é de 6,5%.

De acordo com Felipe Rutkosky, gerente sênior de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ, a retomada do consumo começa a ficar mais consistente em um ambiente de baixa na taxa de desemprego, inflação e juros. “Canais de consumo fora do lar, como bares e restaurantes, mostram uma retomada relevante principalmente no pós-pandemia”, esclarece, lembrando que o período de outubro/novembro historicamente traz bons resultados para o setor atacadista distribuidor por conta da estocagem dos itens que serão vendidos no varejo no período de fim de ano.

O endividamento das famílias, que até recentemente ofuscava os dados macroeconômicos positivos, por comprometer grande parte da renda dos consumidores, deram sinais de arrefecimento. De acordo com levantamento realizado pela Serasa em novembro de 2023, houve redução no número de consumidores inadimplentes após três meses de crescimento consecutivos. Com 71,81 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, a queda foi de 143,5 mil em relação ao mês anterior.

CANAIS

Levantamento mostram que todos os canais de venda, juntos, cresceram 12,2% no terceiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Cash and Carry cresceu 15,2%; Autosserviço independente, 7,5%; Bar, 15,1%; e Tradicional, 14,1%. Higiene e Beleza e Bebidas são as cestas que mais cresceram em valor e volume, destacando-se a contribuição de Cremes Para Pele e Cervejas. Farma Cadeia é o destaque em valor, com H&B contribuindo mais positivamente que Medicamentos. Aliás, Medicamentos seguem em retração enquanto a cesta de Alimentos passa a crescer em volume impulsionada por Chocolates e Salgadinhos.

Fonte: ABAD