Os cenários e tendências para o comércio, serviço e indústria foram discutidos em Congresso, realizado nesta última quarta-feira (19), no Centro de Convenções de Feira de Santana. A iniciativa, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), reuniu empresários, executivos, lideranças empresariais e autoridades. O governador, Jerônimo Rodrigues; o vice-governador, Geraldo Júnior; e secretários de Estado prestigiaram o evento, que contou com o apoio da ASDAB.
Entre os presentes estiveram o presidente da ASDAB, Roque Santos; O 1º vice-presidente, Aldo Sena; o vice-presidente da ABAD e presidente do Sindatacado, Antonio Cabral; os diretores Roberto Spanholi, Adriano Matos, Fernando Lins Neto, Cassio Magno Santos, Livaldo Franklin, entre outros, além de associados.
Uma das palestras mais concorridas foi do consultor e presidente do LIDE Comércio, Marcos Gouvêa, com o painel Pós-NRF 2025 – Retail’s Big Show, maior evento internacional de varejo, realizado em Nova York, nos Estados Unidos. Na sua apresentação, ele mostrou insights do encontro, sobretudo dos temas mais discutidos, como uso das tecnologias e inteligência artificial, integração física e digital dos canais de venda, oferta de serviços e experiências para o consumidor e sustentabilidade.
Para Gouvêa, é preciso repensar os modelos de negócios. Segundo ele, os consumidores estão mais empoderados, buscam o varejo de valor – menos preocupação com marcas -, mais comodidade e experiências. “Estamos vivendo a geração multi, com multicanais, multinegócios, multibandeiras, multiformatos de lojas e multimarcas. E este novo modelo exige lideranças que se adequem a ele”, afirmou.
“Foi um Congresso que proporcionou informações valiosas a todos os empresários e executivos de empresas presentes. Com auditório lotado, pudemos discutir temas importantes, sobretudo tendências do mercado”, afirmou Roque Santos, presidente da ASDAB.