TELEFONE

71 3342.4977

Filiada a

Raquel Rebouças fala sobre educação emancipatória e cidadania em rádio do RJ

A advogada Raquel Rebouças, assessora jurídica da ASDAB, participou, no último dia 15 de dezembro do programa Pauta Nossa, da Rádio Mundial News, do Rio de Janeiro. Ela falou sobre educação emancipatória. Junto com outros participantes, ela discorreu sobre a importância do aprendizado na formação de cidadãos participativos e inteirados à sociedade. O programa foi apresentado por Paulo Roberto Accioli e Renata Barcellos.

Raquel Rebouças, que é mestranda em Direito, Governança e Políticas Públicas pela Universidade Salvador e pós-graduanda em Direitos Humanos Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC-RS, afirmou que estamos vivendo uma sociedade sem utopias, cada vez mais pessimista e que não se enxerga mais como comunidade. Onde as histórias de sucesso são individuais.

Citando alguns autores, ela aprofundou também a crescente relação dos jovens com a redes sociais, que muitos tomam como verdade, e formados em opiniões baseadas vídeos de um minuto ou imagens, muitas vezes distantes da realidade, inclusive da constituição. Não estão sendo educados politicamente e o suficiente para poder entender e problematizar certos temas.

“Nossa sociedade atual está mergulhada no extremo narcisismo”, declarou. Raquel lembrou ainda que muitos jovens, durante a pandemia, ficaram mergulhados durante uma época dentro de um espaço da sua casa, em isolamento social, em bolhas sociais onde não existe a noção de comunidade.

Ao citar o educador Paulo Freire, enfatizou a importância do ‘educar para a Polis’, do trazer o jovem para o entendimento como cidadão ativo. Para ela, as bases para a educação emancipatória têm que ter a preocupação com o social, de entender as relações sociais, de preparar tanto para o mercado de trabalho, mas também para o exercício da Cidadania. Para isso, ela defendeu investimentos nos professores, com capacitação e valorização.