As empresas do setor atacadista distribuidor sediadas na Bahia apresentaram crescimento de 15,7% no ano passado. Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (ABAD), com base nos resultados do Ranking ABAD/NielsenIQ 2025 – ano base 2024. O estudo mostrou um panorama do setor em relação à economia nacional e as atuais tendências do mercado de consumo. As 30 empresas com sede na Bahia, que participaram do levantamento, registraram um faturamento de R$ 9,78 bilhões.
O presidente da Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (ASDAB), Roque Eudes dos Santos, destacou que os números do setor no estado foram positivos, mesmo descontada a inflação de 2024, o que aponta um incremento líquido de 10,8%. “O nosso segmento mostra força e empenho mesmo em um cenário desafiador”, afirmou o presidente. Ele destacou que o incremento é positivo para a economia do estado e resulta também da reformulação do Decreto 7799/2000, pelo governo estadual, que buscou garantir mais competitividade às empresas baianas, contemplando toda a cadeia do abastecimento.
BRASIL – O crescimento na Bahia ficou acima da média nacional. No País, o atacado distribuidor cresceu 9,8% em 2024, indicando um incremento de 4,97% se destacada a inflação do período. O setor bateu recorde de faturamento, chegando a R$ 443,4 bilhões, ampliando a participação no consumo nacional e reforçando seu papel estratégico no abastecimento de todo o Brasil.
Todos os modelos de negócio, entre distribuidores, atacado generalista com entrega, de autosserviço e de balcão, e agentes de serviços, participaram do levantamento.
As 10 Maiores – Bahia
1 – Atacadão Atakarejo
2 – Cabral & Sousa
3 – V. S. Distribuidora
4 – Distribuidora São Roque
5 – Sost Comercial
6 – Café 2 de Julho
7 – Lider Distribuidor
8 – Chocosul Distribuidora
9 – Checon Distribuidora
10 – Lutan Distribuidora